Desvendando Portinari

9 Set

Adoooro levar minhas pequenas às exposições de arte. Já elas, não curtem muito. Enfim, sem discussão,  quem manda em casa sou eu. Ra,ra,ra…

Mais uma vez fomos á uma exposição fantástica ” No Ateliê de Portinari: 1920-45″ que acontece no MAM, de 14 de julho a 18 de setembro. A minha caçula (3anos) aguentou 3 minutos, depois disso se jogou no chão e fez o maior escândalo. Eu não me abalei e nem tentei conversar com ela, pois sei que a paciência dela nestes locais não ultrapassa estes minutinhos, pedi para minha fiel escudeira Maria que a levasse recinto à fora para respirar um pouco o ar do Ibira. As minhas outras filhas fizeram uma cara de quem também queriam provar o ar, mas argumentei que seria um passeio rápido pela exposição e que seria muito legal. Refresquei a memória delas sobre o silêncio, comentários em tom de sussurro, não ultrapassar a faixa branca, não tocar nas obras e não correr. Eu costumo ler alguns trechos da apresentação do artista,  proponho que elas me digam as obras que gostam e peço que expliquem o por quê da escolha. Assim, desvendamos as obras do Portinari, encontramos formas geométricas escondidas entre rostos e rabiscos, criamos histórias. O momento mais lindo da exposição, foi quando a minha filha mais velha (6anos) disse: “Mamãe, tem um quadro  igual deste mestiço lá na Pinacoteca! Quando eu fui com a escola eu vi ele!” Fiquei pasma, pois era mesmo a obra Mestiço e entrei em estado de êxtase quando vi que a obra fazia parte do acervo da Pinacoteca. Ponto para meu bebê, ponto para mim!

Uma resposta to “Desvendando Portinari”

  1. Kiki 10 de Setembro de 2011 às 7:34 #

    Acho q me jogaria no chao igual a sua cacula! Rararara. Brincadeira! Mas parabens pela iniciativa d aproximar suas filhas desde pequenas ao mundo da arte!!! Isso eh “priceless”…

Deixe uma Resposta

