Para ficar na memória

15 Set

“Minha História, Minha Cidade” é o tema que a minha filha mais velha está estudando neste trimestre . A professora propôs que os estudantes convidassem para uma apresentação, alguém que fosse imigrante, ou alguém que pudesse contar histórias sobre imigração. A confusão estava instalada em casa. A Tererê passou duas semanas, caçando imigrante na família que pudesse fazer a tal apresentação na escola e não conseguia ouvir um “sim“. “Eu sou a única que não conhece um imigrante!”, ela dizia. Numa noite comecei a contar histórias sobre meu pai e o que ele com certeza estaria ensinando elas a fazer. De repente, ela saltou do meu lado e disse: “Isso mamãe, isso vc poderia contar na minha sala. Isso é sua história e a história do Di (avô em japonês)”. A sacada dela foi perfeita, pois entendeu o que era memória e me incentivar falar sobre meu pai, me derreteu o coração.

Eu, a japa mais paraguaia de São Paulo, que não come comida crua e  só sabe contar até 10 em japonês, não era a pessoa mais indicada para abordar este assunto, mas graças a minha mãe, livros e Internet, fiz uma pesquisa bem interessante. Envolvi a Tererê na preparação da apresentação e acreditem, ela me deu ótimos insights, por exemplo:  ela me perguntou sobre o local do tsunami, pois a turminha tinha feito uma campanha para ajudar a Cruz Vermelha do Japão.

No dia, pedi para que ela me ajudasse também durante a apresentação, pois levei vários materiais para os amigos conhecerem. Ela ficou toda orgulhosa e tirava da sacola os objetos que eu me referia. Ao final, ganhei a galerinha distribuindo balas, biscoitos made in Japan (dica da Tererê)

Como conclusão do meu trabalho, digo que ela adorou participar de todo este processo de pesquisa e preparação e eu vivi mais um momento muito especial e único ao lado dela.

Deixe uma Resposta

