Espaço para os introvertidos

1 Mar

Tenho uma tremenda preocupação em estimular as meninas respeitando a personalidade de cada uma, mas confesso que às vezes me enrosco em dúvidas em respeitar ou forçar para que elas sigam um comportamento mais próximo ao esperado. Como não sou psicóloga, saio lendo artigos, alguns livros para me informar. Sigo meu instinto e da melhor maneira possível, para não errar!
Semana passada, li um artigo na revista Época sobre as vantagens dos tímidos e os introvertidos numa cultura que valoriza a extroversão. Lembrei de uma das minhas meninas que é bem deste jeito! A reportagem é baseada no livro da americana Susan Cain (currículo de respeito!), “Quiet: the power of introverts in a world that can´t stop talking“, e em pesquisas das Universidades dos EUA: Stony Brook e da Califórnia em Berkeley. “Timidez e introversão não são defeitos, mas características que podem levar ao sucesso“, este é o segredo! Pessoas com essas características tendem a ser boas negociadoras, pois pensam antes de falar, são observadoras e concentradas.
Características dos introvertidos que podem se tornar diferenciais no mundo dos extrovertidos:
1) Mais tempo para se informar e aprender, já que gastam menos horas em badalação (uma observação: na matéria não se falou das redes sociais. Digo isso, pois estas redes são fortes vínculos dos tímidos para uma vida menos solitária.)
2) Insegurança com a própria tímidez, força o introvertido se esforçar mais em situações sociais.
3) Por preferirem se isolar, tendem a ser mais criativos, pois estudos comprovam que é na solidão que surgem idéias criativas.

Vale a leitura: Época

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: