Um sinal de que estamos no caminho certo – Parte 1

28 Jun

Quem não leu a matéria de Rosely Sayão na “Vejinha”, ou melhor, Veja São Paulo, está perdendo um guia atual sobre educação dos pequenos.

Selecionei alguns temas que tenho vivenciado:
1) Autoridade: “Eles gostam quando você mostra que manda”. Esta é uma zona confortável para mim, pois sou super duper rigorosa com as meninas, pisou na bola, perdeu a bola. Rosely Sayão defende a tese de que os pais não devem esmorecer diante dos sinais de rebeldia. “Se falou algo cinquenta vezes e não resolveu, fale 500. Quando temos um filho, transformamos nossa casa em um campo de batalha. Todos os dias, ele vai olhar para você e pensar: ‘Qual é a sua? Quem é que manda aqui?’. Até os 12 anos, tem de ficar claro que são vocês. A partir dessa faixa, ele pode começar a decidir só um pouquinho, depois outro tanto, até chegar por volta dos 20 anos, idade em que administra a própria vida.”
A psicóloga ainda ressalta os erros de alguns pais em pagar por obrigações dos filhos, ou seja, premiar com dinheiro uma tarefa do filho e chama a atenção sobre a coerência nas punições.

2) Bons exemplos: “A coerência das ideias é o que mais importa”. Desde que as meninas nasceram não falo mais nenhum palavrão de graça, tenho que está muito puta da vida e muito looonge delas. Sempre acreditei e pratiquei esta verdade em casa, e sempre vejo as meninas copiando os nossos jeitos e maneiras. Rosely Sayão cita como exemplo a alimentação, onde os pais falam da importância de ser saudável, “mas mandam a criança para a escola com vários produtos industrializados na mochila”. Confesso, isso faço diferente, falo sobre estes alimentos saudáveis, mostro que como e como as besteiras escondida. Rárárá…

3) Babás: “Elas têm autonomia demais”. Eu tenho uma pessoa que me ajuda muito, mas a intimidade estraga tudo, não? Como ela é uma pessoa pro-ativa, muitas vezes, acaba se intrometendo nas minha orientações e até na educação das meninas e isso me tira do sério, conseqüentemente gera uma D.R.(Discutir a Relação), pois não delego, não relaxo, nem aceito ajuda neste quesito.

Deixe uma Resposta

