Mudança de hábito 1, 2, 3 e já

12 Set

“MUDE SUA VIDA”, capa da Revista Época desta semana me chamou a atenção, pois é o que venho buscando constantemente. Baseado no livro que ainda não foi lançado no Brasil, The Power of Habit (O Poder do Hábito), do jornalista americano Charles Duhigg, a matéria relata sobre a importância de se mudar os maus hábitos. Baseado em pesquisas de centros de excelência de vários países, entre eles o conceituado MIT, Duhigg constata que 40% do nosso dia é composto por hábitos e a melhor forma de mudá-los é compreendê-los e substituí-los por outros. Os hábitos são diferentes dos vícios e das manias, pois eles são decisões conscientes que a gente coloca no automático, mas que podem ser mudados.
O primeiro passo para a mudança é identificar e compreender o hábito, que segundo os pesquisadores, é uma sequência de 3 etapas: gatilho-rotina-recompensa. O gatilho se refere aquilo que motiva o hábito, a rotina é o próprio hábito e a recompensa é aquilo que buscamos ao repetir o hábito.

Pronta para mudar? Eu estou! Quero fazer mais exercícios para primeiro: emagrecer; segundo: emagrecer; terceiro: emagrecer; quarto: ter mais disposição e quinto: estar mais saudável. As 6 dicas para que a mudança do meu hábito sedentário ocorra:
1) Mude um hábito por vez: praticar exerício todo dia.
2) Pense em soluções possíveis: começar com uma caminhada e não com uma corrida. A dica é não criar ciladas, pensar em como fazer para dar certo.
3) Estabeleça uma meta e uma recompensa: comer um bolo depois da caminhada, não? ai, ai… cabeça de gordo é f…. rárárá. Meta: percorrer 3km em 30 minutos, recompensa: uma sessão de massagem. Isso reforça positivamente a busca do novo hábito.
4) Anuncie a mudança: é o que estou fazendo aqui no blog. Pode ser também em uma rede social, ou para alguns amigos, pois o apoio é fundamental para dividir conquistas e as angústias.
5) Registre o progresso: montei uma planilha para registrar os dados de velocidade, calorias gastas, tempo, km, assim, vou acompanhar o progresso.
6) Não desista quando os obstáculos aparecerem: a dica importantte é que a mudança de hábito é desafiadora. Se algo der errado, não pode desanimar e sim, pensar numa estratégia para evitar que isso se repita.

Fonte: Revista Época

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